BR 101 - KM 584 - PARATY - RIO DE JANEIRO - BRASIL

  • Quilombo do Campinho

Realidade Negra

Atualizado: 4 de Jul de 2019

Em 2004, Romero e Nélio criaram o nome RN, sigla de Realidade Negra, quando tiveram suas primeiras apresentações nos eventos “Roda da Leitura” e “VI Encontro da Cultura Negra” no Quilombo do Campinho quando improvisaram ao Reggae do grupo Nova Semente. No mesmo evento, porém no ano seguinte a dupla teve uma participação maior, se apresentando com banda própria, formada especificamente para a ocasião.

Só em 2006 o RN se assumiu definitivamente enquanto banda, trazendo a seguinte formação: Daw (back vocal) AKS (teclados e voz), Negro Naldo (guitarra e voz), Betão (guitarra), Body Power (contrabaixo) e Fábio Black (bateria). Mano Romero e Nelhão (MC's), que deixam de ser uma dupla, seguem compondo e cantando ao som da música negra produzida pela banda RN.

Revelam em suas letras a necessidade que o homem tem de Deus, trazem também à tona os conflitos sociais e raciais que enfrenta a nossa sociedade, suas causas e consequências e propostas de soluções, e fala do orgulho de sua origem como mostra a música “Quilombo do Campinho”.

Realidade Negra já dividiu palco com grandes nomes da MPB como: Zezé Mota, Lecy Brandão, DMN, Netinho de Paula, Rappin Hood, Tony Garrido da Banda Cidade Negra e BNegão.

Em 21 de Novembro de 2009 no “XI Encontro da Cultura Negra” na Comunidade Quilombola do Campinho da Independência – Paraty – RJ, numa produção independente o Grupo Realidade Negra gravou seu primeiro CD e DVD.

29 visualizações