BR 101 - KM 584 - PARATY - RIO DE JANEIRO - BRASIL

  • Quilombo do Campinho

Articula Preta: Coletivo de de Mulheres Pretas de Paraty

Atualizado: 4 de Jul de 2019

Articula Preta: Coletivo de  de Mulheres Pretas de Paraty  nasce em agosto de  2016 integrado por  moradoras de Paraty por terem nascido ou por terem escolhido esse lugar pra viver.  Decidimos nos reunir pra nos conhecermos e, principalmente,  nos reconhecermos e saber onde estão as mulheres pretas de Paraty.

Nosso questionamento se deve ao fato de sentirmos falta de reconhecimento no cotidiano da cidade mesmo que tenhamos construído os casarões tombados do Centro Histórico, alimentado as famílias da aristocracia local ontem e hoje. Sim hoje, porque ainda entramos, em grande maioria, no Centro Histórico pelas portas de serviço dos restaurantes e dos mesmos casarões que erguemos no período colonial. 

Iniciamos nossas atividade com o  encontro intitulado “Mãe Preta, Onde estão as mulheres Pretas de Paraty, em alusão ao 25 de Julho, dia da mulher negra latino americana e caribenha. 

O processo de reconhecimento está a pleno vapor e continuamos realizando nossos encontros. Somos um grupo de apoio colaborativo e ajuda mútua e cooperação.   Também somos convidadas para falar sobre o racismo em e nossas estratégias para o seu enfrentamento.

0 visualização